BLOG

É possível trabalhar no exterior sem saber falar inglês?

É possível trabalhar no exterior sem saber falar inglês?

O domínio do inglês no Brasil é baixo, apenas 5% da população tem inglês fluente (dados de 2018), portanto é extremamente comum a procura por dicas de como trabalhar no exterior sem falar inglês e aprender no próprio país estrangeiro. 

O sonho de trabalhar no exterior pode levar muitos brasileiros a viver essa experiência sem nem mesmo ter um nível de fluência em inglês. Por isso, separei algumas informações relevantes para você que tem interesse em trabalhar no exterior, mas não sabe falar inglês fluente!

Subempregos são os que mais oferecem oportunidades

Para quem não fala nem um pouco de inglês, mas apenas algumas palavras ou frases curtas, as oportunidades de emprego que vão surgir são chamadas de subempregos, que são cargos de faxineiro, auxiliar de cozinha, auxiliar de construção, ou qualquer outro trabalho que não exija o uso da língua inglesa para exercê-lo.

Nesses tipos de emprego, além de receber um pouquinho a menos por hora trabalhada, você não terá muita interação com seus colegas de trabalho e poucas oportunidades para “crescer” na empresa em que se encontra.

Por isso, é de extrema importância que você aprenda ao menos o inglês básico, assim terá oportunidades melhores de trabalho!

É possível estudar e ir melhorando de emprego

Se você está indo para o exterior para estudar a língua e, para pagar as contas, arrumar um emprego, é possível que você consiga ir trocando de oportunidades de acordo com o avanço que terá no aprendizado do idioma.

Por isso, caso você não fale inglês, a melhor escolha é optar por priorizar um curso de idioma ao invés do trabalho, para assim, conseguir propostas melhores de emprego.

Empresas brasileiras nos EUA

Outra opção é buscar brasileiros e empresas brasileiras nos Estados Unidos, já que é muito comum encontrar empresários brasileiros que moram no país. Faça contato com essas pessoas e se disponibilize a trabalhar para elas, essa é uma forma de conseguir emprego no exterior sem saber nadinha da língua inglesa. 

Não sei inglês, mas preciso aprender!

Tenha isso em mente, estipule como meta e bora lá!

É muito comum brasileiros irem para o exterior e aprender o idioma com esforço ou como dizem, “na marra”. Ou seja, mesmo que trabalhe para brasileiros ou em algo que não tenha que dispor do uso da língua inglesa que deve se acomodar e deixar o aprendizado para lá.

Para o cotidiano e as dificuldades do dia-a-dia, é de extrema importância que aprenda a língua do país em questão, não apenas para crescer dentro de empresas ou arrumar empregos com melhor remuneração, mas também para atividades básicas, como manter um diálogo básico com prestadores de serviço. 

Deixe nos comentários sobre qual assunto você quer saber no próximo artigo!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Relacionados